É uma coisa rara ver hoje em dia em computadores, um jogo de plataformas de acção em arcada que dê forma a um desafio para até jogadores experientes e parecer um cruzamento entre uns desenhos animados e um jogo de video; especialmente quando não têm uma história e baseie-se puramente no desafio e no divertimento. Risky Woods é um destas raridades. Não deixe que a primeira impressão sobre o jogo o desencoraje demasiado, porque você terá que prestar a atenção próxima ao que acontece em torno de você.
Em Risky Woods você veste o papel de um jovem aventureiro , procurando libertar monjes que estão confinados dentro das estátuas de pedra. Você têm que cruzar a terra a fim de livrá-los todos. Este é mais facil de dizer do que fazer. Cada nível terá bastante obstáculos para mantê-lo ocupado por algum tempo. Há una quantidade infima de inimigos cercando-o por todos os lados, e às vezes de acima de também. Como se isto não é fosse o bastante ainda, você terá que procurar as chaves
em forma de olho a fim de abrir acima das colunas o olho aquele obstrui o seu trajeto. Há também explosivos, monjes-estátuas falsificadas dispersadas através da terra com a única finalidade de o enganar. Para cobri-la fora toda, cada nível tem seu limite de tempo . Assim, livrar estes monjes provará ser completamente um desafio.
O jogo em si é uma mistura perfeita de gráficos de banda desenhada e de gráficos tradicionais. As suas cores brilhantes e os
graficos bem-extraídos são limitados para mantê-lo no jogo, especial porque cada nível é visto de varias diferentes, assim são sempre algo novo para explorar e coisas novas a ver.
Não há realmente nenhuma música no jogo, mas há muitos efeitos sonoros, que assim são ouviveis e que uma vida mais alegre ao jogo e torna-o mais envolvente em determinadas situações. Isto não significa que o som seja muito realística. Tem a
qualidade do som digital dos anos noventa mas até é especial.
Os controles são tão evidentes que mesmo um macaco poderia jogar o jogo. Tudo o que você têm que fazer é usar os cursores e a barra de espaços, apenas como naqueles bons e velhinhos jogos de arcada. O resto da jogabilidade está cronometranda na maior parte. Salte contra o seu inimigo e você cairà como um tijolo, assim tenha cuidado com os seus movimentos, ou você não viverá para ver o fim do jogo.
Embora o jogo possa ser difícilmente doido, há algo que lhe ajudará definitivamente. No fim de um nível, você pode encontrar uma loja, em que você pode comprar armas novas, para reabastecer a sua energia da sua arma actual. Além de tudo isto, você não perde uma vida imediatamente, mas pode perder algumas moedas, ou alguma energia e ser colocado um bocado a trás no nível. Você pode também apanhar os "powerups" e os artigos que reenchem a sua "barra de vida". Elas estão espalha-das ao longo dos niveis em caixas. Alguns são bons, alguns podem didicultar, como fazer o ecrã virara-se de cabeça para baixo.
Contudo outras são uma mistura de bom e de mau, como os poções que fazem lhe adormecer, restaurando alguma energia, mas perdendo algum tempo, e se os inimigos correrem contra si, perderá também moedas.
E pôr tudo isto, Risky Woods é um jogo impar. Parece excelente e joga-se espectacularmente, mas é muito, muito duro.
Então outra vez, o jogo não seria tão divertido se fosse mais fácil. É definitivamente um jogo para ser exprimentado, se não for pelo jogo, ao meos que seja pela sua peculariedade.
Notas Técnicas:
O menu inicial apresentará um problema de segurança, mas tudo que você necessita é carregar na tecla de espaço e voçê entrará.