Dear Abandonia visitors: Help us keep Abandonia free with a small donation. Abandonia is like an old gaming arcade with only original games. Abandonia helps you have fun four hours and years. If Abandonia is useful to you, please help us forget fundraising and get back to Abandonia.


When Abandonia was founded it was to collect and present all old games where the copyright protection had been abandoned, hence the term ’abandonware’ and the site name Abandonia.com. We are still keeping the site open and free and will appreciate your support to help it stay that way.

‐ Thank you from the Abandonia Team

We are trying to make it easy for people in every country to donate. Please let us know how we could make it easier for you.

Please give whatever you can to help us.

Amount: Currancy:

or
select language!
Estonian
password:
not a member yet? register here! forgot your password? reset here!

Download Barbarian

Barbarian
 
Producer:
Publisher:
Year:
Keywords:
Size:
207 kb
Compability:

 

Download




Olá malta! É o GameBringer mais uma vez, para vos trazer ainda mais um outro jogo do cofre super secreto numa localização desconhecida, da qual vos estou a escrever. Quando percebi que em Abandonia já existia o Barbarian2, senti um raio de felicidade por saber eu poderia trazer o seu predecessor. No entanto, esse raio imediatamente se tornou numa terrível dor de cabeça quando eu realmente tentei jogar este jogo.

Tal como já afirmei em textos anteriores, e volto a afirmar aqui para aqueles que possam não ter lido, eu estou a perder rapidamente a tolerância para jogar "maus jogos antigos", muitos dos quais eu joguei gloriosamente por horas quando era mais jovem. Eu não me importo com os gráficos ultrapassados. Eu não me importo de usar controlos do teclado que são diferentes de jogo para jogo. Eu não me importo com a qualidade pobre dos sons. Eu no, entanto, importo-me com a má jogabilidade e com o "design" pobre.

Barbarian é, na minha opinião, um desses jogos. O seu produtor obviamente quis faze-lo bem, mas a sua jogabilidade é pobremente implementada. Para ser justo eu irei atribuir as culpas à idade do jogo, e assumirei que quando este jogo era novo poderia ter melhor jogabilidade. Também tendo em conta que eu não tenho nenhum manual para um jogo tão antigo e que é uma questão de o testar para se ficar a conhecer os seus "bons" e "maus". E agora, avancemos para a parte que importa do texto...

Barbarian é um jogo de ecrã deslizante lateralmente onde tu controlas um espadachim, com aspecto de Tarzan. O teu herói pode-se mover para a esquerda e para a direita, pode saltar, balouçar a espada, usar um arco, subir escadas e muito mais. Parece bom até agora, portanto, qual é o problema?

Numa só palavra: controlo. Eu tentei jogar com o rato, mas com um computador rápido não foi muito fácil para mim, ter que fazer clique para parar o herói que corria a toda a velocidade para a sua morte. Não tenho nenhum joystick para o testar com esse tipo de controlo, por isso não posso criticar esse modo. O teclado deveria ser uma aposta segura já que toda a gente tem um e mesmo em 1987 funcionavam bem.

Agora imagina isto: Usa "F4" para deslocares o herói para a frente, depois usa "F5" para o parares, depois usa o "F8" para manejares a espada e o "F6" para saltares, seguido do "F7" para correres, e do "F5" para parares. Acrescenta a isso tudo um "timing preciso". Tenta evitar armadilhas, que são colocadas simplesmente para fazerem o jogo parecer mais longo, enquanto desfazer as criaturas do mal estúpidas, é simplesmente exasperante pela combinação esquisita de teclas. Tu irás começar o nível do zero cada vez que perderes três "vidas", forçando-te a ultrapassar exactamente as mesmas armadilhas, exactamente da mesma maneira de cada uma das vezes. Não há nada aleatório neste jogo, portanto o valor de repetitibilidade será muito baixo, uma vez que, como já dito, irás estar a jogar cada nível uma e outra vez, e mais outra sempre da mesma maneira.

Para te dar mais hipóteses de poderes vir a gostar deste jogo, vou deixar o conjunto completo de teclas, para que não tenhas que andar às cabeçadas para as descobrires.

F1: vira o personagem para a esquerda, se ele não estiver virado, caso contrário fá-lo andar.
F2: Sobre escadas.
F3: Desce escadas.
F4: vira o personagem para a direita, se ele não estiver virado, caso contrário fá-lo andar.
F5: Pára de andar ou de correr, subir ou descer escadas parece ser um movimento único.
F6: Salta na direcção para onde estiver virado.
F7: Corre na direcção para onde estiver virado.
F8: Maneja a espada contra as criaturas que se aproximam
F9: Coloca a espada no chão (para que a possa apanhar mais tarde? Num jogo curto e rápido não percebi para que isto serve).
F10: Foge aterrorizado na direcção oposta daquela para onde estiver virado.

Barra de Espaços: Alterna entre as barras de acção.

F1 secundário: Apanha a espada.
F2 secundário: Pára?
F3 secundário: Larga a espada no chão?
F4 secundário: Coloca o objecto no inventário (por exemplo: "F9" para largar a espada, "Barra de Espaços" para mudar os controlos, "F1" para apanhares a espada e "F4" para te equipares com ela novamente).
F5 secundário: Coloca o objecto numa determinada posição do inventário (presumo eu, já que nunca encontrei nenhuns itens adicionais).

V: Desliga a música irritante. Foi a primeira coisa que fiz para não dar em doido.
P: Põe o jogo em "Pausa"

No inicio de cada jogo ser-te-á oferecida uma escolha para a velocidade entre 1 e 4, sendo 1 a mais rápida e 4 a mais lenta. Quando escolhi "4", joguei-o na velocidade "normal", pelo menos para a minha configuração, e foi a minha melhor opção usar o DOSBox.

Se tiveres paciência para repetir níveis uma e outra vez até conseguires acertar, então este será certamente um jogo com alguns elementos divertidos. Jogá-lo apenas por memórias nostálgicas ou algo do género será provavelmente outra das razões para o jogares. É claro que eu sou apenas uma pessoa, portanto o vosso gosto poderá ser totalmente diferente do meu. Simplesmente lembra-te quando te sentires frustrado para não atirares as culpas para cima de mim, pois eu avisei-te.


advertisment

Reviewed by: Taskmaster / Screenshots by: Taskmaster / Uploaded by: Taskmaster / Translated by: Shrek / share on facebook
 

User Reviews

Ninja Casino Games


Your Ad Here