Em 1989, apenas um ano depois do aparecimento da KOEI, Bandit Kings of Ancient China chegou aos mercados e começou uma revolução estratégica. O seu interface iria tornar-se a espinha dorsal para os outros jogos da KOEI que vieram a seguir. O jogo é talvez um dos jogos mais detalhados neste género. Para se conseguir ter sucesso nele há que construir um exército forte e conquistar as regiões vizinhas, mas ao mesmo tempo é necessário garantir que a população vá progredindo.
Todo o jogo é controlado por comandos através do teclado. Apesar de poder parecer difícil no início, é muito fácil apanhar o jeito aos controlos. Basicamente escreve-se com um número seguido da tecla "Enter". Quando se tiver dado um comando errado, simplesmente volta-se a carregar em "Enter" (sem dar mais nenhuma ordem), e volta-se um passo atrás. Carregando-se também só em "Enter", fará aparecer uma lista como os comandos que estão disponíveis.
O que distingue este jogo de outros dentro deste género é que não se ganha o jogo tornando-se no único governante; em vez disso há que capturar o nefasto Ministro de Guerra do Império, Gao Qiu. Uma vez realizada esta tarefa, o jogo termina.
O jogo está dividido em quatro cenários diferentes, e pode-se escolher entre diferentes heróis para jogar cada um deles. Isto dá ao jogo uma grande capacidade de poder ser repetido, já que cada herói irá diferir dos outros, quer em termos de posição inicial quer em termos de força.
A primeira coisa que é preciso fazer é escolher uma região inicial e começar a prepara-se para a guerra. Há que recrutar homens e outros heróis, caçar para ter comida e peles, recolher ouro e minérios, fabricar armas e governar regiões com a maior das habilidades. Há também muitos assuntos políticos que precisam de ser resolvidos. Arranjar aliados será talvez o mais importante, mas se esses aliados não forem bem tratados, ele podem deixar de o ser na altura em que forem mais precisos. O jogo na verdade mostra a importância que o factor "lealdade" dos generais tem quando se aproxima uma batalha.
De tempos a tempos será inevitável entrar numa guerra, e tal como todo o resto do jogo, os comandos são dados pelo teclado. Antes de a batalha começar, há que posicionar as tropas. São visíveis números em alguns hexágonos do mapa. E só aí poderão ser colocadas as tropas. Quanto às fases de combate em si, as tropas movem-se com o teclado numérico (num-pad) e usa-se o "0" como tecla de confirmação.
Bandit Kings of Ancient China é um jogo totalmente estratégico que puxará até ao limite qualquer jogador aficionado deste género. É necessário usar todas as habilidades para se poder ter sucesso. Este é um jogo que eu recomendo a veteranos neste género. Os "novatos" também o podem experimentar, mas provavelmente irão sentir-se frustrados com os controlos e com o facto de terem de governar todas as coisas sozinhos.
O jogo também tem suporte para multi-jogador para até sete jogadores.
Nota técnica
Não consegui obter nenhum som ou musica no DOSBox, o que é realmente um chatice.