Estão prontos para serem um "Deus" num mundo cheio de pequenas pessoas sem cabelo? Se a vossa resposta foi "sim", então avancem e testem as vossas habilidades de "Deuses" neste jogo estranho chamado 'Baldies'.
O objectivo é simples: conduzir os pequenos "carecas" contra os seus malvados arqui-inimigos, os cabeludos. Convosco a decidir os seus destinos, eles lutarão uma guerra quase sem fim que só tem um resultado, a total aniquilação de uma das raças. O jogo tem lugar numa vasta gama de níveis sobre diversos tipos de terrenos que vão desde terrenos verdejantes a locais vulcânicos. Aí estaremos encarregues de fazer crescer a população dos nossos "carecas" permitindo-lhes sobreporem-se aos seus inimigos.
O conceito do jogo faz lembrar um pouco um "formigueiro", sobretudo porque os "carecas" estão organizados em classes e dependendo da classe a que pertencem efectuam diferentes tarefas. As classes são: trabalhadores, construtores, soldados e cientistas. Dentro de uma casa os trabalhadores procriam, os construtores ampliam e mantêm a casa operacional, os soldados produzem munições e os cientistas descobrem novas tecnologias que os ajudem no combate aos seus oponentes. No exterior, os trabalhadores reúnem força de trabalho, necessária para executar trabalhos especiais como por exemplo escavar fossos; os construtores juntam força de construção, que lhes permitirá ampliar e construir novas casas; os soldados usarão as munições para se verem livres dos cabeludos que lhes apareçam à frente; e finalmente os cientistas que montarão as armadilhas e outras invenções.
Os controlos são fáceis visto que se baseiam no uso do rato para mover o ponteiro pelo cenário e fazer clique sobre os ícones que lá estão. Há quatro ícones que nos permitem atribuir cada "careca" a uma das quatro classes. Os outros dois ícones são uma bandeira, que pode ser colocada no sítio onde queremos construir uma nova casa e uma "mão" que nos permite agarrar um "careca" e largá-lo onde quisermos.
Pode-se também fazer clique sobre as casas ou árvores que pertençam aos nossos pequenos homenzinhos; isso fará "abrir" a casa ou a arvore e mostrar-nos-á o que os ocupantes estão a fazer. Nas árvores os "carecas" não produzem nada; uma árvore é um bónus para eles porque lhes aumenta o moral e a agilidade.
Quando se constroem três árvores e se tem força de trabalho suficiente, um novo ícone representando uma pá aparecerá, e vai permitir alterar o terreno. Quando se tem quatro casas, o quarto e ultimo ícone aparecerá também, e é aquele que é chamado de "gold-wing" (asas de ouro); Este ícone é uma ferramenta muito útil porque permite seleccionar um grupo de "carecas" que receberão asas e escolher o sítio onde estes tipos com asas irão aterrar. Pode ser utilizado para enviar um grande grupo de soldados para uma casa inimiga com a intenção de a destruir ou conquistar.
Os gráficos são apresentados numa palete de 256 cores com uma resolução de 640x480. Os efeitos tais como chuva e a sombra das nuvens são agradáveis e uma adição acolhedora. Os sons não são o mais precioso deste jogo mas cumprem a sua função.
Existe a possibilidade de jogar o jogo em rede correndo o ficheiro "baldnet.exe" em vez do habitual "baldies.exe"
Pelo seu conteúdo, jogabilidade e originalidade, atribuo-lhe um voto de quatro.
NOTAS PARA INSTALAÇÃO: depois de extrair os ficheiros do jogo, correr o ficheiro "setup.exe"; é aconselhável responder "não" quando vos perguntar se querem instalar o DirectX, pois a versão que vem com o jogo é antiga. Durante o processo de instalação será criado o ficheiro "baldies.bal" no qual está armazenada a localização dos ficheiros do jogo. Se alguma vez o moverem para outra pasta não se esqueçam de editar este ficheiro para actualizar esta informação. È necessário deixar os ficheiros originais no local para onde foram extraídos mesmo depois da instalação ou o jogo não funcionará!