Archon é uma pedra preciosa dos tempos primórdios dos jogos de computador. Apesar de nunca ter atingido o nível de aceitação que alguns outros jogos tiveram, Archon no seu jeito discreto manteve a sua linha até aos dias de hoje. Dele surgiram duas sequelas directas, numerosos "remakes", e inspirou muitos outros jogos entre os quais, citando uma curta lista, se incluem Star Control, Unholy Wars, Wrath Unleashed e o mini jogo de xadrez Mortal Kombat Chess dentro do Mortal Kombat: Deception.
Archon é uma espécie de extensão do jogo de xadrez, mas de uma maneira que só pode ser concretizada no computador. As regras do jogo são complexas e numerosas. Tornar-se mestre neste jogo pode ser desafiante e vencê-lo é profundamente compensador. É difícil não deixar escapar um sorriso malicioso quando se aprende a usar as regras para colocar uma peça em vantagem e fazer virar a maré da batalha.
O tabuleiro é semelhante ao de xadrez excepto nos quadrados, que em vez de serem simplesmente brancos e pretos, podem ser brancos, pretos ou mudar de cor constantemente alternado entre o preto e o branco e passando por umas quantas tonalidades de cinzento. Os quadrados mais escuros dão um bónus de ataque às peças escuras, e os quadrados mais claros dão esse bónus à peças mais claras. Tomando-se atenção às peças do adversário e à cor dos quadrados onde elas estão, pode-se obter uma vantagem ao movê-la para as tomar. O tabuleiro também tem cinco pontos de poder localizados nas extremidades e no centro. Cada peça que esteja nestes quadrados especiais ganha um bónus de "saúde" no fim de cada turno que lá conseguir permanecer.
Em Archon não é só chegar e tomar as peças do adversário. As peças têm de ser derrotadas num combate. Dependendo das unidades que estão envolvidas, será necessário disparar ou esmagar a peça do adversário, enquanto se evita os seus golpes. Os combates geralmente são curtos com a unidade mais forte a dominar a mais fraca muito rapidamente. No entanto, há que ter em conta que os bónus atribuídos pelas cores podem equilibrar as unidades ou mesmo inverter o prato da balança.
Para alguém se tornar um mestre no Archon significa que terá de se familiarizar com a força das unidades individuais numa batalha. Cada um dos lados, o preto e o branco, têm oito peças únicas que se podem observar enquanto "marcham" e tomam os seus lugares no tabuleiro antes do jogo se iniciar, cada uma delas com os seus ataques individuais e resistência aos golpes dos adversários. Como adição, o Mago e a Feiticeira de cada lado podem invocar aleatoriamente uma de quatro unidades elementares, fazendo com que sejam no total 20 unidades únicas. Enquanto que cada uma das peças negras tem uma peça similar no lado branco, não há duas peças que sejam exactamente a mesma.
O Mago e a Feiticeira de cada lado são sem dúvida as peças mais influentes no tabuleiro. Poderosas em combate, a sua verdadeira força está no tabuleiro. Cada um pode ser chamado a lançar feitiços de uma lista de sete possíveis. Cada feitiço só pode ser lançado uma vez e pode ter uma variedade de efeitos, desde fazer com que os quadrados que estão a mudar de cor invertam a ordem com que o estão a fazer ("shift time"), até trazer de volta uma peça que tenha sido derrotada ("revive"). A desvantagem é que por cada feitiço lançado, a casa onde estão quando o fazem atribui um ponto de desvantagem numa batalha à unidade que lá estiver quando essa batalha ocorrer, incluindo a eles próprios. Esta regra estranha quer dizer que, mais tarde no jogo, para se manter o Mago ou a Feiticeira a salvo, será melhor afastá-los do quadrado onde eles lançaram os seus feitiços.
Archon foi feito para o Apple IIe, para o Commodore 64, para o Atari 800 e para o IBM PC e mais tarde apareceu nas consolas NES. Existiam umas quantas diferenças entre cada uma das versões, mas na globalidade o jogo mantinha as suas características. A versão IBM que apresentamos aqui surge com a resolução gráfica CGA e com som do PC Speaker. De algum modo desconhecido, estas características funcionam em perfeita harmonia com o Windows XP e assim sendo provavelmente não será necessário recorrer ao DOSBox. No entanto como pode ser complicado aprender e observar o jogo em simultâneo, talvez seja preferível correr o jogo no modo "demo" (demonstração) umas quantas vezes e vezes, especialmente para os que não conseguirem fazer nada do jogo e quiserem ter um gostinho da glória que é este jogo.
O jogo recebe a nota máxima pela sua originalidade e influência. No entanto a curva de aprendizagem acentuada e os sons e gráficos de pouca qualidade desta versão do IBM PC baixam significativamente esta nota. Se eu estivesse a escrever sobre a versão do C64 ou do Atari800, eu dar-lhe-ia um 4. Assim tenho que dar a esta versão de Archon uma média de 3,5