Dear Abandonia visitors: Help us keep Abandonia free with a small donation. Abandonia is like an old gaming arcade with only original games. Abandonia helps you have fun four hours and years. If Abandonia is useful to you, please help us forget fundraising and get back to Abandonia.


When Abandonia was founded it was to collect and present all old games where the copyright protection had been abandoned, hence the term ’abandonware’ and the site name Abandonia.com. We are still keeping the site open and free and will appreciate your support to help it stay that way.

‐ Thank you from the Abandonia Team

We are trying to make it easy for people in every country to donate. Please let us know how we could make it easier for you.

Please give whatever you can to help us.

Amount: Currancy:

or
select language!
English
password:
not a member yet? register here! forgot your password? reset here!

Download Burntime

Burntime
 
Producer:
Publisher:
Year:
Keywords:
Size:
2070 kb
Compability:

 

Download




Qualquer sociedade civilizada tem três fases no seu ciclo - a "ascensão", o "auge" e a sua "queda". A sua queda pode chegar cedo, possivelmente devido à guerra ou a um desastre natural. Em Burntime a causa não é mencionada, mas quando o jogo começa, o teu personagem estará num mundo deserto juntamente com os destroços do que em tempos parece ter sido uma civilização próspera. É um jogo que é uma mistura de "estratégia" com elementos "RPG", combinando as melhores partes de ambos os géneros. O jogo coloca-te num cenário em que o teu objectivo principal é conquistar os locais habitados que ainda existem num mundo pouco amigável povoado com diversos tipos de personagens, e também com mutantes sem cérebro. Bem, o segundo objectivo é sobreviver (e tenho a certeza de que esta vai ser a tua tarefa principal durante as tuas primeiras tentativas).

Este jogo tem uma opção de multi-jogador, para dois jogadores a jogarem por turnos no mesmo computador. Quando o jogo começa aparece-te uma janela para poderes escolher algumas opções, na qual podes seleccionar o nome, figura e cor da bandeira para o personagem de um ou dos dois jogadores. Na parte inferior deste ecrã está a opção de escolher o nível de dificuldade. Podes escolher entre três níveis, que podem aumentar a dificuldade do jogo significativamente. Então o jogo começa e ser-te-á apresentado o mapa principal, no qual poderás ver um mundo vasto com várias localizações, como cidades destruídas, fábricas antigas e cavernas. Existirão três adversários no mapa com os quais terás de competir. No topo do ecrã e ao fundo e à direita do mapa estão duas barras vermelhas. A barra do topo mostra-te o tempo que ainda tens no teu turno. Quando se esgota, o dia muda e o teu personagem vai usar mais uma unidade de comida e água. Isto no entanto só é importante no modo multi-jogador. A barra do fundo representa a constituição física do teu personagem. Quando se esgota, ele vai "morrer" e o jogo está terminado.

O teu personagem vai ser colocado aleatoriamente numa localidade, muito provavelmente numa das mais pequenas, e a primeira coisa a fazer é aprender a sobreviver. Isto é bastante fácil, já que só terás de te preocupar em ter água e comida. Estes mantimentos são medidos em "Rações Diárias" (DR), e o teu personagem pode guardar "9 DR" de comida e "5 DR " de água. Quando um destes mantimentos se esgotar, ele vai sofrer e perder pontos na sua constituição física. Para a água, a maioria das localidades tem uma espécie de fonte, como uma conduta de água ainda em funcionamento ou um reservatório natural. Cada um destes consegue armazenar uma certa quantidade de água e enche-se muito lentamente. Há diferentes tipos de comida que fornecem diferentes DR. A pior é uma coisa chamada "maddows" que só dá 3 DR e a melhor são as peças de carne com 9 DR. Às vezes consegue-se encontrar comida em edifícios ou em áreas exteriores, mas mais cedo ou mais tarde irás de precisar de fontes mais fiáveis. Portanto terás de viajar pelo mapa, juntar um grupo e ocupar algumas localidades para que estas te garantam o sustento.

As viagens são feitas no mapa principal. A partir de cada local poderás ver linhas vermelhas que te mostram os sítios para onde podes viajar. Quanto mais logo o caminho, mais tempo e portanto mais mantimentos serão necessários para lá chegar. A primeira coisa a fazer quando se chega a um novo sitio é verificar o ecrã de informação, já que alguns locais estão poluídos por radiação ou gases tóxicos. Se fores parar a um desses sítios, parte IMEDIATAMENTE. O teu personagem "morrerá" rapidamente sem um fato de protecção.

Os personagens que podes contratar estão divididos em três categorias. Primeiro há os lutadores, que são bons a, bem... lutar. Este é o grupo preferido para manter nas localidades ocupadas para as defender dos opositores. Segundo, os técnicos, que são capazes de reparar e construir coisas a partir do lixo que se encontra ou se troca com os comerciantes. Estas coisas podem ser valiosas ferramentas como armadilhas para ratos ou cestos para cobras. O último grupo são os médicos, que serão capazes de curar o teu personagem e os membros do teu grupo. Quando contratares um outro personagem, ele seguir-te-á até que lhe digas para ficar no local onde se encontra. Então esse local passará a estar ocupado pelo teu grupo e uma bandeira com as tuas cores aparecerá no mapa principal. Agora só terás de providenciar as ferramentas certas (coloca-as dentro de qualquer dos edifícios) e dizer aos ocupantes que tipo de comida devem recolher (isso estará indicado no ecrã de informações). Deves ter também em conta que cada local terá diferentes fontes de comida.

Quando tiveres uma produção de comida boa, será a altura de contratar mais alguns lutadores e ir atrás dos teus opositores. Esses lutadores precisarão de armas, como forquilhas, facas, machados, etc... As armas são extremamente valiosas, portanto assegura-te de que guardaste algumas numa das tuas localidades antes de juntares um exército. Como os lutadores também precisarão de ser abastecidos com água e comida, precisarás de ter bastantes quantidades destes mantimentos. A pior coisa que te poderá acontecer será o teu exército começar a passar privações a meio do caminho para uma fortaleza inimiga e chegar à batalha meio morto.

Quando quiseres atacar alguém, terás de mudar para o modo de batalha. Para fazeres isto, fazes clique com o botão direito do rato para obteres o menu e seleccionas "fight" (lutar). O ponteiro do rato vai mudar da forma de uma "boca" para uma "chama". Além dos teus adversários vão existir outras criaturas que vão também tentar atacar-te. Tenta evitar os mutantes. Estes às vezes podem causas danos sérios. Os cães vadios podem ser usados como fonte de comida numa emergência, já que deixam um pedaço de carne quando são mortos. Certifica-te apenas que deixas dois deles vivos em cada localidade para preservação da raça. :D

Quando a Max Design lançou este jogo em 1993, ele tinha um conceito muito inovador e debruçava-se sobre um tema muito pouco comum. Os gráficos são bastante bonitos e os poucos sons também são bons, apesar da ausência de efeitos sonoros. Além disso, tal como 1869, que também foi lançado pela Max Design um pouco mais cedo, também o interface deste requer alguma habituação. O jogo é inteiramente controlado pelo rato, servindo o clique com o botão esquerdo para seleccionar, atacar ou falar e o clique com o botão direito para aceder aos menus, usar objectos, activar mecanismos, etc... E é por essa razão que lhe dou um 4. Sugiro que experimentes os diferentes menus já que algumas opções estão escondidas e a quantidade de comandos é muito grande para eu os conseguir explicar todos. Uma vez que te acostumes com isso, verás que a jogabilidade é muito obediente na sua escuridão, com um pano de fundo "pós-apocalíptico", embora com a falta de um pouco mais de profundidade. Mas irás perder muitas horas com ele, antes de ficares aborrecido. Portanto é aconselhável a quem gosta de jogos de estratégia - bem como a quem gosta de RPGs. E se és fã de Mad Max ou de Fallout, deves mesmo experimentá-lo.

 


advertisment

Reviewed by: Chris / Screenshots by: Chris / Uploaded by: Chris / Translated by: Shrek / share on facebook
 

User Reviews

If you like this game, you will also like

 
genre:
Strategy
theme:
Post-Apocalyptic, Sci-Fi,
perspective:
 
genre:
RPG
theme:
Post-Apocalyptic,
perspective:
 
genre:
RPG
theme:
Futuristic, History,
perspective:
 
genre:
RPG
theme:
Futuristic, Post-Apocalyptic,
perspective:
 
genre:
RPG
theme:
Futuristic, Post-Apocalyptic,
perspective:
Ninja Casino Games


Your Ad Here