Este jogo é a sequela de Spirit of Excalibur. Um pouco mais de um ano se passou desde "o fim do primeiro jogo" e o Rei Constantine é o soberano que ocupa o trono do Rei Arthur (graças a ti, se jogaste e terminaste esse jogo) e o Reino de "Englande" é próspero e um lugar bom para se viver.
Se tudo isto parece bom demais para ser verdade, é porque é mesmo! O jogo começa com uma introdução onde te contam sobre a chegada de um viajante a Camelot. O Rei Constantine oferece a sua hospitalidade a este cavaleiro solitário, mas em retribuição pela sua generosidade é atraiçoado. O bom Rei é apunhalado até à morte e o tesouro real desaparece. Eles levaram tudo - até o "Holy Grail"! E não só roubaram todo o tesouro, como também levaram Nineve com eles.
As trevas estão prestes a cair sobre "Englande" e Merlin luta até à exaustão para manter as forças do mal afastadas. Tu tens de recuperar o que foi retirado a Camelot e tens de agir depressa. E tu e a tua equipa irão viajar para a Ibéria (Espanha) onde novos personagens e perigos te esperam. Que a tua missão seja bem sucedida.
Neste ponto, irás escolher a tua equipa e partirás para Espanha. Poderás importar personagens da parte anterior do jogo ('Spirit of Excalibur') - mas precisarás de executar o ficheiro "Install" e aí activar esta opção. Tens um role de 7 a 11 cavaleiros disponíveis para serem seleccionados para a tua equipa. Quatro serão a melhor escolha (consulta o "walkthrough" para saberes os quais deves escolher).
A jogabilidade não mudou relativamente ao seu predecessor. Continuas a ter um RPG em tempo real onde precisarás de fazer várias coisas ao mesmo tempo (embora eu ache que este jogo é ligeiramente mais fácil de terminar - talvez porque já me ter adaptado quando joguei o primeiro).
Os gráficos melhoraram, mas eu prefiro os do jogo anterior (as cores deste jogo parecem-me demasiado intensas). Também a qualidade dos sons aumentou (embora a banda sonora em si já não seja tão boa). O interface continuou o mesmo.
Na generalidade, atribuo a este jogo um 3. É um bom jogo que com melhorias em relação ao seu predecessor, mas cujo sentido é menos convincente. A parte verdadeiramente positiva é, este jogo ser totalmente compatível com o Windows XP (mas se quiseres jogar com som terás de o correr com o DOSBox ou com o VDMSound).