Neste jogo temos o papel de um jovem rapaz cuja família está à beira da extinção, apenas o rapaz e o seu pai restam daquela que foi em tempos uma família nobre. Depois de Vasco da Gama ter regressado a Portugal em glória em 1498, o pai do jovem é inspirado a fazer uma expedição similar até à Índia para restaurar a glória da família. O personagem é deixado em Lisboa a estudar, enquanto o seu pai sai à descoberta de novas terras. Infelizmente a viagem termina com a morte do pai em águas traiçoeiras. O primeiro imediato é o único sobrevivente e com ele o nosso personagem decide concluir o que o seu pai não conseguiu e começa a preparar um navio para navegar por "águas desconhecidas" (Uncharted Waters).
Aquilo que imediatamente me impressionou neste jogo foi a sua música espantosa. Fez-me soltar um "whoah" desde a primeira nota. Encaixa realmente no tema do jogo com perfeição. O resto do jogo está também muito bem feito, e é de fácil aprendizagem. Para simplificar, digamos que é um jogo sobre comércio e rotas comerciais. Dando uso à pequena quantidade de dinheiro de que se dispõe, é necessário equipar um navio com uma tripulação, água e comida, e claro, produtos para comercializar. Então é só navegar para outros portos e vender esses produtos por um preço mais alto.
O interface do jogo é a simples combinação de uma janela de cenário com uma janela de informações, e como o jogo é inteiramente controlado pelo rato, a navegação é muito fácil. O clique com o botão esquerdo do rato confirma, com o direito declina. A única coisa que pode ser confusa é a navegação do navio. A tripulação fará o barco seguir sempre na mesma direcção até que se lhes dê outra ordem, portanto, se não disserem nada logo no início, partirão rumo às Américas (sem água e comida suficientes). Para mudar a direcção ou dar uma ordem à tripulação, é só clicar com a tecla direita do rato. O jogo pára e o primeiro imediato perguntará quais são as ordens. É tão simples e funcional com parece.
Também se ganharão novas habilidades e melhor reputação à medida que se progride, passando a ser mais fácil contratar uma tripulação melhor e, claro, mais navios.
NOTA: O jogo não apresenta a nossa localização no mapa do mundo, portanto serão necessários conhecimentos básicos de geografia se não quiserem andar perdidos.