Star Trek estreou-se na televisão em 1966 e terminou a sua curta temporada inicial três anos depois. No entanto isto não foi o fim nem de longe, nem para a série nem para os jogos que logo após surgiram. Algures no início dos anos 70 um jogo não oficial foi escrito para correr num processador comum na altura, o primeiro de uma longa linhagem de jogos baseados nesta série. Em 1986, a Simon & Schuster, Inc. lançou os seu primeiro jogo Star Trek, uma aventura interactiva que muita gente considerou ser uma das melhores sobre a série. Star Trek: The Promethean Profecy põe-vos na péle do capitão da Nave Estrelar Enterprise. No início do jogo, cabe-vos explorar uma região não cartografada do espaço, apenas para serem atacados pouco depois por uma entidade desconhecida. Depois da batalha terminar, terão de liderar uma equipa de exploração constituída por vós próprios, pelo Spock, o Dr. McCoy e o "xeno-entologista" da nave - o Tenente Dimas - ao planeta Prometheus IV em busca de uma fonte de comida para substituir a da vossa nave, que ficou danificada na batalha. O que depois vão descobrir, é que não estão sós neste mundo.
Os que estão familiarizados com jogos como Zork serão capazes de entrar rapidamente em cena. O interface é limpo e funcional, consistindo em dois painéis: um superior onde aparece o texto, e um inferior onde vão escrever os vossos comandos. O interpretador de comandos do jogo funciona bem, permitindo que se escrevam comandos lineares em Inglês tais como "Spock, pick up the phaser" (Spock, apanha o phaser) ou "kiss Uhura" (beija a Uhura). Eu acho que o enredo está muito bem escrito e apesar da falta de gráficos em breve vos ireis encontrar envolvidos profundamente na história. Os fãs da série ficarão contentes por saber que os tripulantes são personagens "inteiros", quer pelos comentários lógicos do primeiro-oficial às respostas sarcásticas do Dr. McCoy. A Simon & Schuster lançou uma sequela chamada Star Trek: The Kobayashi Alternative um ano depois e embora seja também um bom jogo, acho que Star Trek: The Promethean Profecy é o melhor dos dois.
Lançado numa única disquete de 5,25", o jogo incluía um livro giro com uma curta história para deixar os jogadores compreenderem melhor o enredo, mais instruções básicas sobre como jogar e um guia do utilizador. Na globalidade um muito bom pacote para a altura em que foi feito. O jogo esteve também disponível para o Apple II, para o Atari e para o Commodore na linha de computadores caseiros. Note-se que era impossível criar uma verdadeira imagem da disquete devido a um qualquer mecanismo de protecção contra cópias que tornava uma parte da disquete ilegível para o DOS. A cópia que apresentamos foi modificada e portanto corre a partir de qualquer localização, mas certifiquem-se de que lêem as instruções que juntamos ao arquivo.
Se gostam de jogos de aventuras em texto ou simplesmente são fãs da série Star Trek, recomendo-vos vivamente este jogo. Aviso-vos já que alguns puzzles podem demorar até que os consigam resolver. Para mim, isso é uma das coisas que torna este jogo muito bom, mas para os "capitães mais tímidos" talvez seja melhor usarem o "Google" para encontrarem um "walkthrough". Claro que fazer isso rouba muito do divertimento ao jogo, portanto percam algum tempo e tentem resolvê-los pelos vossos meios. Assegurem-se de que pedem o conselho do Spock se sentirem inseguros quanto ao que fazer. E divirtam-se!
"Space, the final frontier. These are the lost voyages of the Starship Enterprise..." (O espaço, a ultima fronteira. Estas são as viagens perdidas da Nave Estrelar Entreprise...)