Depois de ter lançado o maravilhoso Star Trek: 25th Anniversary, a Interplay não demorou muito tempo a preparar uma sequela. Se me perguntarem, eles fizeram uma boa jogada!
Star Trek - Judgment Rites parece, joga-se e soa quase ao mesmo que Star Trek: 25th Anniversary - de facto, a música e os gráficos são exactamente a mesma coisa a que já estávamos acostumados no jogo anterior - mas isso não é uma coisa má. Afinal de contas, "se não está estragado, não +e preciso arranjar", e deste modo a equipa da Interplay pode concentrar-se em arranjar novos cenários para usar no jogo.
De modo diferente de Star Trek: 25th Anniversary, Star Trek - Judgment Rites oferece a opção de mudar a dificuldade no combate de naves estrelares - além do nível de dificuldade standard, eles também podem ser completamente desactivados (útil para quem os achar demasiado difíceis de gerir) ou, pelo contrário, lutar com um grau de dificuldade mais elevado.
Dito isto, a minha impressão pessoal é que a dificuldade global do jogo aumentou um bom bocado desde o ultimo - É agora mais difícil obter melhores marcas, portanto fica aqui o aviso. Enquanto que a versão em disquete mostra a pontuação em percentagens e "Commendation Points" como no jogo anterior, a versão em CD substitui-os em favor de resultados descritivos e por isso obter a pontuação máxima (fazer tudo na perfeição) é muito mais difícil.
Tal como em Star Trek: 25th Anniversary, muitos dos desafios do jogo têm múltiplas soluções (que ficam à consideração do jogador descobrir). É claro que, a maneira como se resolve cada um deles irá afectar o resultado final quando a missão terminar - levando portanto o jogo a ter um elevado índice de repetitibilidade, em oposição com a linearidade completa presente na maioria dos jogos de aventuras por aí espalhados.
Star Trek - Judgment Rites é o pináculo dos jogos de aventuras da "velha-escola", o qual merece definitivamente algum tempo e atenção.
Informação adicional:
O arquivo "zip" contem a versão original em disquete combinada com efeitos especiais e o kit adicional do filme. Não é a versão de CD, mas definitivamente é a melhor coisa que se conseguiu arranjar perto dela.
É também digno de mencionar que esta versão do jogo tem também a maior colecção de questões e factos (trivia) de "Star Trek (acessíveis através do computador principal da "Entreprise") - nem todo este conteúdo foi incluído na versão CD mais tarde lançada. Algumas das pesquisas dos "tricoders" são também mais descritivas.
Nota para correr o jogo em Windows XP:
Além de correr em DOS, DOSBox e com o VDMSound, Star Trek - Judgment Rites pode correr em Windows XP com som e música completos, embora isso requeira umas quantas afinações. Façam clique com a tecla direita do rato tendo o ponteiro sobre o ficheiro executável do jogo e escolham [Properties] (ou "Propriedades" se o vosso Windows for em Português). Depois escolham o separador [Memory] (ou "Memória"), Mudem todas as caixas pendentes para "Automatic" (ou "Automático") e activem a opção "Protected" ("protegido"). Para conseguirem fazer o som funcionar, corram o "setup.exe" do jogo e seleccionem "Roland SCC-1/General Midi" para a música e "Sound Blaster Pro" para os efeitos sonoros. Apesar de parecer razoável usar a ultima para ambos (musica e efeitos sonoros), acontece que tal apenas resulta em se obter os efeitos sonoros mas não a música.