Bram Stoker’s Dracula não é Doom. Eu pensei que eu deveria tirar isso do caminho imediatamente do bastão. É, no entanto, um jogo de tiro decente com alguns bons torções para manter o jogo interessante. Infelizmente, ele também tem um par de inconvenientes bastante importantes.
A história por trás do jogo (o pouco que existe) é que você tinha sido preso pelo maligno Drácula, mas conseguiu escapar e agora você está no seu caminho para matar o homem-fera num ajuste de contas. É isso. Nada muito convincente para ter certeza, mas primeiros jogos de tiro raramente tinham uma história convincente. Eu acho que você precisa inferir que existe um empate com o filme de mesmo nome e obter o seu enredo a partir dessa experiência. Bom o suficiente, eu acho.
Assim, no início do jogo você encontrar-se-á às portas de um castelo de aspecto sinistro. Quando você passar pelo portão que você descobrirá um cemitério cheio de mortos-vivos das trevas. Para adicionar um pouco efeito mais cinzento, você está cercado de madeira morta e densa e os corpos empalados de um número incontável de vítimas do Drácula. O objetivo é combater no seu caminho através de três fases / níveis dessas criaturas para enfrentar Drácula e matá-lo.
Cada uma das três fases termina com o jogador tendo que matar o Drácula numa de suas três formas. O primeiro estágio é o cemitério. A segunda fase é uma abadia. A terceira etapa é o castelo do próprio Drácula. Os três encontros que terminam em cada etapa são com Vlad, o Empalador, o Drácula, o Cavalheiro Vitoriano e o Dracula, o Vampiro (no sentido tradicional de vampiro).
O armamento usado no jogo é muito simples, um pouco simples demais. Você começará o jogo com uma faca e uma pistola e você encerrará o jogo com uma faca e uma pistola. Você não terá deixadas para os seus próprios dispositivos são as balas necessárias para a pistola. Você raramente, ou nunca, quererá para a munição. Está em toda parte para ser encontrada e coletada. Um pouco fácil demais.
Sendo que o jogador perde a saúde, se eles permitirem que os monstros cheguem perto o suficiente para envolvê-los, deve haver uma maneira de repor a saúde. Não, não é medipacs ou esteróides ou qualquer outro tipo de poder tradicional. Alimento. Nós devemos comer. E, por mais estranho que possa parecer, há também comida espalhadas por todo lado. Também não é apenas qualquer comida. Eu estou falando de frutas, pão, carne, queijo e vinho. Todos os grupos de alimentos básicos necessários para nos manter saudáveis. A menos que você esteja bem abatido e teve muitos danos, você nunca vai precisar de comida também. Um pouco fácil demais.
A minha reclamação final deste jogo é que os monstros têm simplesmente zero IA. Nenhuma inteligência seja o que for. Eles caminham diretamente até você e, na sua maior parte, se movem muito lentamente. Na fase dois e três alguns dos monstros têm armas, mas eles não usam-nas até que estejam quase em cima de você. Há um par de exemplos no jogo em que o grande número de monstros podem ser um pouco difícil de superar, mas essa foi a exceção e não a regra. Um pouco estúpido demais.
Ok, então qual é o truque? O jogo é realmente tão fácil de vencer? Não exatamente e aqui está o porquê. Para cada monstro que você matar os outros tomam seu lugar. Os locais do Drácula estão crivados de sepulturas contaminadas cheias de sujeira da Transilvânia. Esses túmulos servem como portais entre o nosso mundo e o mundo dos mortos-vivos. Cada sepultura pode suportar um monstro e, logo que o monstro morre outro se levanta do túmulo para tomar seu lugar. A única maneira de parar esta seqüência infindável de produção de monstro é neutralizar o solo da cova, jogando uma hóstia sagrada nela. Quando o fizer, o solo se torna de vermelho para preto, indicando que o portal do túmulo foi selado agora. O truque está em encontrar os túmulos e ficar perto o suficiente deles para jogar a hóstia. Outro desafio é que as hóstias sagradas, que também são encontradas espalhadas no chão, não são tão abundantes. Eu passei boa parte da primeira fase lutando contra monstros sem qualquer forma de impedi-los de se desovarem, porque eu não pude encontrar quaisquer hóstias em qualquer lugar.
Isso leva-me à parte do jogo que eu mais gostei, o elemento de estratégia. Há muitas chaves, armadilhas, interruptores, botões, portas e pratos de viagem para você encontrar. Quando você tenta abrir uma porta que precisa de uma chave, o jogo irá dizer-lhe qual chave é necessária. Eles nem sempre são encontrados nas proximidades. Quando você encontrar um botão ou interruptor, não é imediatamente óbvio para qual dispositivo é útil. Isso faz com que alguns enigmas interessantes sejam resolvidos. A solução de quebra-cabeças, enquanto que os monstros estão respirando no seu pescoço, pode realmente ser divertida. Muitas portas podem ser fechadas, bem como abertas (mas só por você) o que permite algumas possibilidades interessantes na criação de barreiras entre você e os monstros. Finalmente, os pratos de viagem são especialmente perigosos porque eles vão transportá-lo para outra área de nível, ou girarão você ao redor de modo que é difícil manter a sua orientação em qual direção você está indo e onde você esteve. É muito fácil ficar perdido no castelo do Drácula.
Em resumo, eu recomendo este jogo para qualquer um que prefere ação, suspense e um pouco sangue coagulado, onde a ênfase é sobre a estratégia e solução de quebra-cabeças e menos nas contrachavetas e poças de sangue. Os monstros são mais um incômodo do que um desafio. Os três encontros com o Drácula nem sequer são assim tão difíceis. A força do Bram Stoker’s Dracula está em resolver o enigma necessário e navegação. Os gráficos não estão à altura dos padrões de hoje, mas se você pode começar por esse, você vai notar as características redentoras do jogo. Eu quero dar a este jogo um 3,5, mas não posso. Um 3 pode ser um pouco enganoso, porque os níveis são muito bem projetados. Um 4 poderia ser muito generoso, porque o aspecto do armamento do jogo está ausente e a IA do monstro é horrível. Eu serei generoso e ir com um 4 pela força do design dos níveis. Eu não gostaria de penalizar um jogo pelos gráficos, a menos que eles sejam claramente inferiores aos outros jogos publicados na mesma época. Doom foi lançado no mesmo ano que este jogo, o mecanismo do Doom não foi amplamente disponível até um par de anos mais tarde. Comparado com os outros jogos de tiro pré-Doom, eu acho que o Bram Stoker’s Dracula mantém-se muito bem. Você é o juiz.
O mecanismo, no qual o jogo é construído, pode ocasionalmente criar um pouco de frustração. Os gráficos em algumas áreas são ásperos e em outras áreas parecem ser muito mais polidos. Às vezes, você parece ser obstruído por ar enquanto você tenta fazer uma retirada precipitada. Além disso, os designers do jogo poderiam ter usado um pouco mais de texturas para dar ao jogo um pouco mais de variedade. Mesmo as diferentes fases apresentam uma forte semelhança entre si. Outro obstáculo é que é difícil de pegar coisas do chão. O item a ser pego deve ser posicionado precisamente debaixo do braço / arma o que é maçante quando você está com pressa. Você terá a opção de usar o mouse ou o teclado para mover-se para a frente, para trás ou para mudar de direção. Como o mouse é a única opção para mirar e disparar armas eu achei mais fácil usar o teclado para se mover e o mouse para armamento (ver manual). Você terá que experimentar. Jogando este jogo pode exigir ambas as mãos. A fim de metralhar (passo lateral sem virar), você deve usar o teclado. Quando o jogo é iniciado, será dada a você uma escolha de placas de som. Ambos Adlib e Sound Blaster são suportados. Há cinco slots de salvar o jogo que podem ser acessados pressionando ESC durante o jogo. O manual menciona que o jogo pode ser jogado em um ambiente Windows, mas ele foi escrito muito antes do XP. É possível conseguir o jogo executando no XP, mas você provavelmente teria que ajustar para o som do alto-falante do PC (bip), o que não é bom porque o som é realmente um ponto forte do jogo. O som faz um bom trabalho de criar a necessária atmosfera assustadora.
O jogo funciona bem no DOS ou o DOSBox. Você não deve ter problemas em fazer o jogo funcionar. Se você usar o DOSBox você vai precisar aumentar a contagem do ciclo para, pelo menos, 11.000 para que o jogo funcione sem problemas.