Este foi na verdade o primeiro grande jogo de hoquei que apareceu para as consolas SNES, ou Super Nintendo Super Famicom, nas quais eu joguei até ficar com os dedos em sangue. (alguém quer "Bryan Adams"..?) Portanto a caminhada de 10 anos deste jogo sólido para consola até aos dias de hoje onde surge para PC é a melhor maneira de o submeter a um teste.
Uma das coisas que mais me seduz neste jogo é o nível de detalhes. O jogador pode escolher o modo de exibição ou uns longos "play-off". Uma possibilidade dada pelo jogo é a hipótese de nós escolhermos as nossas teclas, e ainda os nossos jogadores titulares. No intervalo do jogo podemos saber os resultados dos outros encontros, e sabemos os detalhes de cada golo desde quem o marcou a quem fez a assistência. Pode não parecer nada de especial se comparado com os jogos de hoje, mas na altura era uma inovação.
Os gráficos são totalmente funcionais, e coisas como as cenas dos jogadores a celebrar os golos, os árbitros a marcar grandes penalidades com linguagem gestual e o partir do vidro por detrás da baliza, é realmente óptimo. O que poderão achar irritante desde o início é o gelo do ring ser mais azul do que branco, mas após alguns jogos deixa de ser problema. O som inclui coisas como cânticos dos espectadores, hinos nacionais e zunidos de golos, que tudo junto cria uma certa atmosfera.
Um dos melhores aspectos do jogo é a sua excelente jogabiliade. Quer o controle dos jogadores seja com o teclado, com um joystick ou mesmo com o rato(!), tem-se sempre a sensação de se estar sobre o gelo. Não é tão fácil como simplesmente controlar o jogador e acelerar rapidamente, há que ganhar uma certa sensibilidade ao uso dos patins. Quando isso é conseguido só vão querer fazer passes ao primeiro toque. Essa é uma técnica eficiente mas complicada que pode ajudar a ganhar muitos jogos.
Este jogo abriu o caminho para a EA Sports lançar muitas sequelas. Até hoje já surgirão 12, mas pessoalmente ponho este à frente de qualquer um dos outros. É imprescindível tê-lo!
NOTE: Para aceder às estatísticas e aos menus de detalhe das equipas o jogo têm de ser corrido em ambiente DOS puro. O DOSBox não chega, embora o jogo possa ser jogado dessa maneira.