Call of Cthulhu - Shadow of the Comet



"Truth sleeps beneath appearance" (A verdade dorme sob a aparência).
J.Keats

Em 1834, o Prof. Lord Boleskine estava a pesquisar a passagem do Cometa Halley na pequena cidade de Illsmout, nos EUA, local onde o cometa estaria mais observável, com a esperança de conseguir provar as suas teorias acerca de um local secreto que fosse influenciado pela convergência das estrelas mais próximas da Terra. O que quer que seja que ele tenha descoberto deixou-o completamente louco, e ele foi proclamado lunático e morreu num hospital pouco tempo depois disso. 76 anos depois, um jovem jornalista britânico chamado John T. Parker interessa-se pelos esboços de Boleskine e decide escrever uma história sobre o seu trabalho e tirar umas fotografias ao cometa. Ele chega a Illsmouth 3 dias antes da passagem do cometa.

E é aqui que tu entras. Com o papel do jovem Parker, tens de te preparar para passagem do cometa. Mas em breve descobrirás coisas muito estranhas em Illsmouth, e no fim, lutarás uma batalha para salvares o mundo. O jogo está dividido em três dias. Em cada um deles irás aproximar-te da verdade, evitando a morte e fazendo amigos. Basicamente vagueias pela cidade, falas com os outros personagens e recolhes objectos que irão desaparecer da tua posse quando já não fizerem falta no resto do jogo. O jogo é linear e segue a história. Estranhamente, essa será provavelmente a melhor parte, pois o enredo é espantoso e quanto mais explorares, mais intenso e assustador se torna. A parte má é que terás de "andar", especialmente no primeiro dia, para poderes conhecer os outros personagens e familiarizares-te com a cidade e com a floresta. Embora tenhas um mapa na cidade, "andar" ainda vai levar-te algum tempo.

E há umas quantas coisas que certamente nunca te irás lembrar de experimentar e que são necessárias para conseguires terminar o jogo, mas na maioria do tempo seguirás a tua própria investigação. Os outros personagens são também importantes já que, ou serão inimigos ou amigos. Também precisarás de gravar o teu jogo de vez em quando, pois se não falares com alguns dos personagens como deverias, eles não te irão ajudar e então "o mundo estará perdido". Às vezes tem tudo a ver com a delicadeza, mas outras vezes é preciso negociar e persuadir. Felizmente, esse tipo de conversas não é muito frequente. As conversas aparecem escritas em pequenas caixas e tu terás de escolher o que vais dizer. Às vezes as conversas surgem como enigmas (ah, esses Índios) portanto, precisarás de improvisar. Ainda assim, para a maioria das coisas no jogo, tudo o que precisas de fazer é explorar.

Depois das inovações que a Infogrames fez com Alone in the Dark, eles não viraram as costas ao famoso escritor H.P. Lovecraft. Mesmo assim, o jogo tem muito poucas cenas de acção onde apenas a velocidade de Parker é importante. Um dos jogos clássicos de aventuras da Infogrames com vista de lado e com o seu único "spotting objects" (descobrir objectos). Todo o ecrã é usado para jogar e estão definidas teclas de atalho para acções como (L)ook (olhar), (G)et (apanhar), (U)se (utilizar), (M)ap (mapa), (I)ndex (índice) e (O)pen inventory (abrir o inventário). Os gráficos são um pouco grosseiros mas ainda assim coloridos (VGA). A qualidade da música poderia ser melhor, os temas podem tornar-se aborrecidos, mas passado algum tempo começam a parecer estranhos e enquadram-se na atmosfera do jogo. Os efeitos sonoros são muito bons. Mas em algumas partes do jogo não há música o que é muito mau. Talvez seja esse o preço a pagar por se ter adquirido a versão em disquete. Alguns actores aparecem no jogo, bem, na verdade são três: Jack Nicholson, William Defoe claro está, Vincent Price. Eles aparecem apenas para dar ainda mais à grande atmosfera deste jogo.

O jogo funciona em qualquer ambiente Windows, mas também corre muito bem no DOSBox caso tenhas problemas com o som. Na verdade não o deves jogar sem som, já que desse modo se torna muito "vazio". A versão original tinha vozes e um museu virtual de Lovecraft (o que é uma boa maneira de encher um CD semi-vazio, numa altura em que a industria dos videojogos tinha começado a usar os CD como meio de suporte) que continha fotografias e imagens inspiradas nas suas histórias.

Para finalizar, este jogo não surge como uma embalagem muito bonita mas vazia por dentro aliás, é exactamente o contrário. Talvez este texto não o realce muito, mas a minha nota é a mais alta. Este jogo é realmente único, sobretudo por causa da história e da atmosfera assustadora que se obtêm. Aqueles que gostam de histórias de horror e aventura têm que, sem dúvida, experimentá-lo. Além disso, de que mais precisa uma pessoa senão de salvar o mundo? Só que desta vez será dos "Ancient Gods" (Deuses Antigos).


Reviewed by: marko river Download Call of Cthulhu - Shadow of the Comet | Abandonia

Dear Abandonia visitors: Help us keep Abandonia free with a small donation. Abandonia is like an old gaming arcade with only original games. Abandonia helps you have fun four hours and years. If Abandonia is useful to you, please help us forget fundraising and get back to Abandonia.


When Abandonia was founded it was to collect and present all old games where the copyright protection had been abandoned, hence the term ’abandonware’ and the site name Abandonia.com. We are still keeping the site open and free and will appreciate your support to help it stay that way.

‐ Thank you from the Abandonia Team

We are trying to make it easy for people in every country to donate. Please let us know how we could make it easier for you.

Please give whatever you can to help us.

Amount: Currancy:

or
select language!
English
password:
not a member yet? register here! forgot your password? reset here!

Download Call of Cthulhu - Shadow of the Comet


User Reviews

If you like this game, you will also like

 
genre:
Adventure
theme:
Futuristic, Sci-Fi,
perspective:
 
genre:
Adventure
theme:
Crime, Horror,
perspective:
 
genre:
Adventure
theme:
Horror, Mystery,
perspective:
 
genre:
Adventure
theme:
Horror, Mystery,
perspective:
 
genre:
Adventure
theme:
Crime, Fantasy,
perspective:
Ninja Casino Games


Your Ad Here